28 de agosto de 2016

O Mundo através do Voluntariado

Nas últimas semanas deste mês dediquei o meu tempo a fazer Voluntariado Internacional na Alemanha. 
Quando há uns meses decidi que ia despender de algumas semanas das minhas férias de verão para fazer voluntariado muita gente me perguntava o porquê desta decisão e se não queria ocupar as minhas férias ou o meu dinheiro de forma diferente. Para ser sincera na altura de dar uma resposta coerente as palavras falhavam-me sempre, apenas era algo que sentia dentro de mim que tinha de o fazer. Não foi algo repentino nem uma decisão tomada de animo leve, pois desde que me lembro sempre disse que um dia iria fazer Voluntariado Internacional, por isso assim que a oportunidade surgiu não a pude desperdiçar. 
Fazer Voluntariado Internacional é algo que faz parte do imaginário de muita gente, mas poucos concretizam e existem sempre mil e uma desculpas.

Hoje se me perguntarem o porquê de ter decidido fazer Voluntariado Internacional para além do comum "Ajudar" a primeira coisa que me vêm à cabeça é "Ter uma prespetiva diferente do Mundo". 
Depois de alguns dias a refletir sobre tudo o que vivi nesta experiência senti que estava na hora de a partilhar.  
Fiz Voluntariado com Refugiados adolescentes da Síria e Afeganistão, e nestes dois grupos vivi experiências diferentes, experiências essas que vou guarda-las para sempre comigo e que por muito que as exponha aqui só quem as vive é que as iria conseguia perceber. 

Passei momentos muito felizes, trabalhei muito e fiz amizades fantásticas, como também passei momentos mais difíceis e conheci histórias não tão felizes. A verdade é que todos nós achamos que estamos preparados para viver e conhecer histórias diferentes das nossas, mas hoje posso dizer que isso apenas acontece quando estamos a vive-las de fora. É facílimo vermos no noticiário que houve mais um atentado e que mais umas centenas de pessoas perderam a sua casa e muitas vezes os seus familiares também. Mas e se pararmos para pensar que para além do que passa no noticiário é tudo bem real e apenas a alguns países de distância? 
Existem tantas realidades no mundo completamente diferentes da que estamos habituadas a viver, tanto para descobrir e tanto para melhorar! O simples facto de saires da tua casa, do teu conforto e ir para uma cidade e uma casa completamente diferente da tua, com pessoas que não te são familiares fazem mais diferença na vida de alguém do que tu imaginas! 

Uma coisa importante que eu aprendi nestes dias é que sozinha e em duas semanas nem eu nem tu conseguimos mudar o mundo. Mas talvez tenha conseguido fazer diferença na vida de alguém, talvez com um pequeno gesto ou uma pequena palavra tenha conseguido fazer alguém sorrir e isso é mais gratificante do que possas imaginar! 

Por isso tenho uma dica para ti! Não penses muito, se tens vontade VAI! FAZ! Não precisas de ser um herói, não precisas de ter asas para realizar um sonho ou ajudar outras pessoas, precisas sim de ter vontade, vontade de ajudar e de fazer alguma diferença na vida de alguém. Porque acredita que a tua atitude vai fazer a diferença!



Love, J

6 comentários:

  1. uau!! adorei o post!
    www.thewhiteeyebrow.com

    ResponderEliminar
  2. Gostava imenso de participar em algo desse género, ver se ganho coragem :D
    beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo, é das melhores experiências.
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns. Imagino realmente que seja uma experiência que vás recordar para o resto da tua vida ;)

    http://flylikeaballerina.blogspot.com.es/2016/09/lisbon-day-1.html

    ResponderEliminar
  5. Este é daqueles posts que não tem nada "comprado" para invejar, mas me deixa roída de inveja (da boa!) à mesma. Faço voluntariado na minha cidade e nada me preenche mais. Fazer voluntariado internacional está, sem dúvida, na minha to do list e tenho a certeza que vai ser imenso enriquecedor!

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  6. interesting post :)
    pretty girl :)
    follow me? follow you

    Zapraszam-Mój blog

    ResponderEliminar